A Fazenda

A Fazenda Pereiras foi fundada na década de 1840 e pertence à mesma família há 6 gerações. Fez parte do circuito tradicional de produção do café, tendo passado pelo regime escravocrata e depois pela imigração italiana.

Produziu também uvas, leite, gado de corte e eucalipto. Foi passagem de tropeiros rumo ao sul de Minas Gerais, sendo traspassada pelo que foi, à época, a principal estrada ligando Itatiba a Morungaba, Amparo e Serra Negra.

Em meados da década de 1950, abrigou a escola municipal que atendia às crianças da região.

Hoje, a Fazenda Pereiras se dedica ao cultivo de verduras, legumes e frutas orgânicos, além de disponibilizar seus espaços para eventos, vivências escolares e cursos de desenvolvimento humano e agroecologia.

Arte, contemplação e atividades de autoconhecimento se mesclam à paisagem de produção e preservação rural, fazendo da Fazenda Pereiras um ambiente diversificado e único.

Nos últimos anos, a Fazenda vem resgatando a tradição da Festa em louvor a Nossa Sra.dos Remédios, celebrada no mês de Agosto.

Os romeiros que chegam a pé e os demais visitantes são recebidos com missa, congada, queremesse com comidas e artesanatos típicos, concurso de pipas entre as crianças, leilão e forró.

Endereço e Contatos

Rodovia das Estâncias, km 96
Itatiba - SP
Agricultura: (11) 94149-6826
Eventos: (11) 97387-9235
fazendapereiras@gmail.com



Por uma vida mais orgânica